terça-feira, 5 de julho de 2011

Dietas radicais afetam a saúde e não mantêm peso

Dietas (Foto: Arte/G1)

Quem nunca quis emagrecer rápido para entrar em um vestido, ir a uma festa ou ficar bem de biquíni ou sunga no verão? Para perder peso de forma meteórica, algumas pessoas apelam para a dieta da Lua (líquida), do abacaxi, das proteínas. Vale até beber água morna ou limão em jejum – o que não faz nenhuma diferença e, no segundo caso, pode até desencadear uma gastrite ou úlcera.
Esses regimes levam embora vários quilos, mas também a saúde de quem os faz. E, assim que terminam, o peso volta ao estágio inicial, ou até além desse patamar. Para falar sobre os perigos das dietas malucas, o Bem Estar desta quarta-feira (29) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e da nutricionista Fernanda Timerman. Eles explicaram os efeitos de restrições calóricas extremas sobre o corpo.
A falta de nutrientes em decorrência da privação alimentar também pode causar fraqueza e cansaço, entre outros sintomas. Por isso, os especialistas recomendaram que quem quer emagrecer passe por uma reeducação, incluindo mais refeições por dia e porções equilibradas.
O dr. Halpern também comentou sobre a dieta dos pontos criada por ele. O método consiste na contagem de calorias: cada alimento tem uma determinada quantidade de pontos e pode ser substituído por outros equivalentes. A meta é não ultrapassar o limite diário.Dois pratos saudáveis, coloridos e gostosos, segundo o endocrinologista, são: arroz com feijão, bife de coxão mole (ou peito de frango) e legumes/verduras (como espinafre, couve, tomate, palmito, etc); e sardinha grelhada (ou salmão) e salada. De acordo com o consultor do programa, não deve haver alimento proibido, mas sim controle. O mais importante é comer fracionadamente, várias vezes por dia, e de tudo um pouco. Com o tempo, o corpo adquire memória sobre o peso e a quantidade de gordura.
Halpern destacou que as proteínas dão uma maior sensação de saciedade que os carboidratos, e estes satisfazem mais que as gorduras. Um estudo citado por ele revela que peixes, pipoca e batata são alimentos que aumentam a saciedade. Chás (branco, verde, amarelo, vermelho e preto), pimenta, gengibre, curry e cafeína são alimentos que aceleram o metabolismo.
O médico disse, ainda, que, quanto mais gorda for uma pessoa, mais peso ela pode perder em um curto espaço de tempo. Homens também são mais propensos ao emagrecimento.
Pensando Leve
Na série, a manicure Alexandra Silvério foi à feira e contou que tem substituído as sobremesas por frutas e doces menos calóricos. O nutrólogo Eric Slywitch continua acompanhando a tentativa dela de perder peso de forma saudável.
Segundo o médico, ela pode variar os tipos de grãos, como feijão preto, carioca, branco, fradinho, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Alexandra precisa de mais nutrientes e menos calorias. Variar nos alimentos é fundamental, para não sair da linha nem cair na tentação de comer doces.
O dr. Eric também explicou que a gordura do abacate é como a do azeite: boa para a saúde, mas deve ser usada com moderação. Uma colher de sopa junto com outras frutas é o ideal. Se ele for ingerido com banana ou mamão, não precisa adicionar açúcar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário